Esta receita é fácil de seguir e não requer habilidades avançadas na cozinha, tornando-se uma opção perfeita para quem quer experimentar algo novo. Além disso, a maioria dos ingredientes pode ser encontrada em qualquer supermercado, o que a torna ainda mais acessível.
Uma das coisas mais incríveis sobre [page_title] é que ela pode ser personalizada de acordo com o seu gosto. Se você prefere um sabor mais picante, pode adicionar mais pimenta. Se preferir algo mais doce, pode adicionar um pouco de açúcar ou mel. Você também pode experimentar diferentes tipos de carne ou proteína para torná-la ainda mais especial.
Crepe é um tipo de panqueca bem fina. Há variedades doces e salgadas. No Brasil, a variedade salgada é geralmente conhecida como panqueca e é servida com recheio de carne moída e/ou ricota, entre outros.
Uma boa massa de crepe é perfeitamente circular, delicada, muito fina, macia e sem grumos, de forma que possa ser cozida rapidamente e em sua totalidade.
A massa desse ser misturada à mão ou com uma batedeira até que sua consistência seja bastante fina, quase líquida, e sem grumos. É importante que a massa repouse por pelo menos 30 minutos ou a noite inteira. Isso garantirá que a massa de crepe terá tempo para se livrar de todas as bolhas geradas no processo de mistura.
Ingredientes
- 250 gramas de farinha de trigo (2 xícaras)
- 500 ml de leite (2 xícaras)
- 100 gramas de açúcar branco (1/2 xícara)
- 2 ovos
- 1 pitada de sal
- 25 gramas de manteiga sem sal
- de manteiga para untar
PREPARO
-
Organize todos os ingredientes.
-
Derreta a manteiga no microondas ou no fogo bem baixo em uma pequena frigideira. No microondas, 30 segundos costuma ser suficiente. Cheque a cada 10 segundos para evitar que a manteiga sobreaqueça e exploda, sujando todo o seu microondas.
-
Em uma tigela, coloque o açúcar, a manteiga derretida, os ovos e o sal
-
Bata com o fouet (ou batedeira) até obter uma mistura homogênea
-
Adicione gradualmente a farinha de trigo e o leite e continue a bater. Não adicione toda a farinha e leite de uma vez só pois formará grumos.
-
Ao final devemos ter uma mistura homogênea, sem grumos. Ela será quase tão líquida quanto um ovo batido.
-
Deixe a massa descansar no refrigerador por cerca de uma hora antes de cozinhar. Pode também ficar a noite inteira em refrigerador.
-
Para uma frigideira de 16-17 cm de diâmetro na parte mais funda, utilize 1/4 de xícara de chá de massa líquida. É importante não despejar massa em excesso pois queremos um crepe bem fininho.
-
Esquente a frigideira em fogo médio-baixo. Temperaturas altas farão com que o crepe cozinhe rápido demais e não conseguiremos espalhá-lo por toda a frigideira. Utilizamos uma frigideira bastante simples, de alumínio, pois ela esquenta e esfria rapidamente e por isso é mais fácil espalhar a massa ainda líquida.
-
Unte a frigideira com uma fina camada de manteiga. Se a frigideira tiver um bom revestimento antiaderente, é suficiente untar a cada 3 ou 4 crepes.
-
Retire a frigideira da chama do fogão e espere cerca de 10 segundos para que esfrie um pouco. Para despejar a massa, segure a frigideira com a mão direita e a massa com a mão esquerda (oposto para canhotos). Incline a frigideira e despeje a massa no centro a da frigideira. A massa irá escorrer para a borda.
-
Faça rapidamente um movimento circular (1 ou 2 vezes) para que a massa espalhe por toda a frigideira. Recoloque a frigideira na chama do fogão.
-
Assim que o crepe começar a desgrudar ou começar a ficar dourado na borda (em cerca de 1 minuto e meio), solte-o com a mão ou com uma espátula flexível e longa.
-
Vire o crepe com as mãos ou com a espátula.
-
Cozinhe até que a massa tenha bolhas levemente queimadas na parte inferior (cerca de 2 minutos).
-
Cheque se a massa está bem fina. Se não estiver, reduza um pouco a quantidade de massa para o próximo crepe. Esta receita rende cerca de 20 crepes finos.